segunda-feira, 3 de novembro de 2014

                                         ESM 04 – 03/11/2014
                                                   Escola: Escola Classe 08
                                                         Série: 5° ano
                                  Genaldo Fernandes de Mendonça

         RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Nesta semana, mais uma vez, a euforia dos alunos estava à flor da pele, pois sabiam que a aula seria sobre percepção musical dos instrumentos de cordas.
Quando comecei a aula colocando as fotos dos instrumentos em slide com seus respectivos áudios, ficaram muito surpresos com os timbres diferentes que cada instrumento apresentava, onde também expliquei rapidamente sobre timbre.
No decorrer da aula todos ouviam de olhos fechados os áudios e os correspondiam aos instrumentos. Enquanto mostrava esta imagem com o som, realizava ao mesmo tempo questões que iam de encontro às aulas anteriores, como por exemplo: Que ritmo é este? Em que compasso está esta música? Quais dos três elementos este instrumento está fazendo? E assim por diante e todos respondia a contento.
Na próxima semana farei um trabalho de percepção musical, no qual levarei fotos e áudios de instrumentos de sopro para que todos tenham uma referência sonora nos timbres dos instrumentos e aprender a identifica-los.
Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).




Nenhum comentário:

Postar um comentário