ESM 04 – 03/11/2014
Escola:
Escola Classe 08
Série: 5° ano
Genaldo Fernandes de Mendonça
RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA
Nesta semana, mais
uma vez, a euforia dos alunos estava à flor da pele, pois sabiam que a aula
seria sobre percepção musical dos instrumentos de cordas.
Quando comecei a aula
colocando as fotos dos instrumentos em slide com seus respectivos áudios, ficaram
muito surpresos com os timbres diferentes que cada instrumento apresentava,
onde também expliquei rapidamente sobre timbre.
No decorrer da aula
todos ouviam de olhos fechados os áudios e os correspondiam aos instrumentos.
Enquanto mostrava esta imagem com o som, realizava ao mesmo tempo questões que
iam de encontro às aulas anteriores, como por exemplo: Que ritmo é este? Em que
compasso está esta música? Quais dos três elementos este instrumento está
fazendo? E assim por diante e todos respondia a contento.
Na próxima semana
farei um trabalho de percepção musical, no qual levarei fotos e áudios de
instrumentos de sopro para que todos tenham uma referência sonora nos timbres
dos instrumentos e aprender a identifica-los.
Estou baseando a
minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual
pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização
infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o
aprendizado do repertório oferecido, se divertirem com prazer (Arroyo –
2000).


Nenhum comentário:
Postar um comentário