ESTÁGIO
SUPERVISIONADO EM MÚSICA 4 – ESM 04
RELATÓRIO FINAL
O meu tema foi sobre a
“Musicalização Infantil”, como este colégio não tem nenhuma estrutura para uma
aula de prática com instrumentos, por não haver nenhum, estou ensinando os
alunos como perceber e entender os principais elementos da música que são:
Ritmo; Melodia e Harmonia. Para esse entendimento, levei a cada semana uma
música infantil que contextualizasse esse aprendizado.
Comecei com a Música “Tem Pipoca, Tem” (Prof.
Sumaca), distribuí para todos os alunos a letra para que pudessem cantar juntos,
a reciprocidade foi bastante satisfatória, tanto na primeira, quanto na segunda
turma.
Questões
·
Para que ensinar o que estou propondo?
R - Para contribuir no aprendizado musical das
crianças e as mesmas poderem, em seu futuro ter um maior conhecimento sobre o
que acontece dentro duma música.
·
Como ensinar?
R - De várias formas, mas o principal é criar um
planejamento de aula didaticamente objetivo voltado para a compreensão e
estímulo dos alunos. O professor também precisa estar comprometido com a disciplina,
ou seja, ter vontade de ensinar música.
·
Como meu aluno pode aprender?
R - Como já citado acima, com estímulo e dedicação.
·
Como avalio estas aprendizagens?
R - Pela participação, interação com os colegas e
principalmente pela criatividade.
Reflexão sobre o conteúdo estudado
Concluí
que segui o caminho certo quanto ao tema escolhido, pois meus alunos foram
crianças e estavam bastante receptivos ao aprendizado musical. Escolhi neste
ESM 04 trabalhar novamente com elas, porque acredito que devemos investir nesta
faixa etária na educação musical nas escolas públicas do País.
Relação Escola /Lócus com a Sociedade
Nesta
escola estudam alunos da própria comunidade, as quais estão inseridas dentro de
uma classe social médio-baixa.
Reflexões
A cada semana dava seguimento
na minha didática, pois neste estágio, muito diferente dos ESM 02 e 03, sempre
eram os mesmos 25 alunos por turma e isso não mudava meu planejamento de aula.
Sempre chegava e cumprimentava
os alunos e em seguida realizava uma recapitulação sobre as aulas anteriores,
nas quais todos os alunos participavam.
Para estimular ainda mais os alunos, sugerir as divisões
dos grupos e que eles escolhessem entre si. Cada grupo tem de cinco a seis
alunos. Pedi que escolhessem uma das músicas que sugeri durante o período e
começassem a cantá-las interpretando com os movimentos do corpo e que essas
apresentações seriam no final do primeiro módulo. Feito as escolhas dos grupos,
segui a aula e comecei a explicar o que é compasso: Binário; Ternário e
Quaternário, dentro das músicas que apresentei nas aulas anteriores, o que foi
muito estimulante para a compreensão do tema em questão. Ensinei os alunos
a fazer os movimentos com as mãos na forma de regência desses compassos, na
tarefa da próxima aula, sugeri que os grupos, durante a semana, ensaiassem uma
das músicas do repertório, para tal apresentação.
Acredito que a minha atuação tenha sido satisfatória com
relação ao alcance dos meus objetivos, na condução e direcionamento da
sequência do meu planejamento de aula, como os alunos ficaram muito envolvidos
e interessados na aula, pois um professor de música nessa escola é inédito, as
crianças não se dispersaram em momento algum, me deixando bem à-vontade para a
condução dos trabalhos.
Acredito que tenha atingido meu
objetivo em função da receptividade dos meus alunos que estavam interagindo
bastante com a minha didática no tema "Musicalização Infantil".
O que mais chamou a minha atenção neste ESM 04 foi
a satisfação das crianças em ter pela primeira vez em suas vidas Aula de
Música, pois toda vez que chegava ao colégio para lecionar, era uma euforia,
inclusive com os outros Professores que me perguntam:..."Você dará
aulas de música em minha turma também?". Com isso percebe-se então, o
quão está carente, as escolas de atividades voltadas para disciplina Música,
que, a meu ver, já deveriam está desfrutando deste mundo da Arte. A questão é
que com a aprovação da Lei 11.769 (BRASIL - 2008) que obriga as instituições
educacionais públicas do Brasil a implantarem em seus currículos escolares a
disciplina Música, estamos em fins 2014 e nada foi feito para que esta Lei faça
valer nessas instituições, e vejam que nesta Lei consta um prazo de três anos
para que as escolas se adaptassem às novas regras e estruturassem suas escolas
para receber este tipo de disciplina, que necessita de espaços e materiais
específicos como instrumentos musicais e salas adequadas para o ensino de
música.
A preocupação dos gestores das instituições
educacionais públicas, em sua maioria mal tem o conhecimento desta Lei, com
isso realmente fica muito difícil para nós que estamos ingressando no mundo
Docente em Música de realizarmos um trabalho a contento.
O meu projeto/planejamento didático, que com certeza teve um efeito
altamente positivo, sem dificuldades e bem crescente ao qual senti que
estava no caminho certo para passar o ensinamento musical já esquematizado,
Fundamentou-se no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003), “Ensinando Música
Musicalmente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário