quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ESM 04 – 27/10/2014
                                                   Escola: Escola Classe 08
                                                         Série: 5° ano
                                  Genaldo Fernandes de Mendonça

         RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Como já é de conhecimento de todos, que estão visitando o meu blog e acompanhando minhas postagens, o tema que estou abordando neste ESM 04 é “Musicalização Infantil”. Do mesmo jeito seguiu a minha didática nessas duas aulas, nesta semana.
Os alunos ficaram mais uma vez bastante alegres quando me viram, fico meio triste com os outros alunos de outras turmas que não estão tendo esse estágio de música, pois vivem me cobrando e perguntando:...Professor porque não estamos tendo aula de música? E eu infelizmente tenho que falar que sou estudante como eles e estou apenas realizando um estágio, daí vemos o quão é a carência dessas crianças pela música. Precisamos urgentemente implantar a Lei 11.769 (BRASIL, 2008) nas escolas publicas do Brasil, para acabar de uma vez por todas com esta carência musical nas escolas.
Hoje os alunos apresentaram em grupos as músicas que trabalhamos até aqui. Recapitulei com todos eles um dos principais elementos da música que é o ritmo. Comecei relembrando sobre a definição de todos os três elementos, os quais todos os alunos responderam adequadamente e também os compassos binário, ternário e quaternário.
Na próxima semana farei um trabalho de percepção musical, no qual levarei fotos e áudios de instrumentos de corda e na outra semana os de sopro, para que todos tenham uma referência sonora nos timbres dos instrumentos e aprender a identifica-los.

Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).




segunda-feira, 20 de outubro de 2014

     ESM 04 – 20/10/2014
              Escola: Escola Classe 08
        Série: 5° ano
     Genaldo Fernandes de Mendonça

          RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Como já é de conhecimento de todos, que estão visitando o meu blog e acompanhando minhas postagens, o tema que estou abordando neste ESM 04 é “Musicalização Infantil”.
O seguimento da didática nas 02 turmas foi igual, mas com algumas situações diferentes.
Ao chegar ao colégio, os alunos quando me veem, ficam bastante alegres, pois alguns estão sabendo que terão aula de música, enquanto outros ficam apenas na vontade de também estarem inserido na disciplina música, mas infelizmente sou estagiário e não tenho como ensinar de maneira geral a todos os alunos desta escola que, como citado em outros relatórios, não tem nenhum tipo de instrumento e ou alunos que já tiveram contatos com algum professor de música dentro deste ambiente escolar, a não ser com estagiários como eu que já havia estagiado na mesma, mas com alunos diferentes.
Hoje trabalhei com os alunos das duas turmas, um dos principais elementos da música que é o ritmo. Comecei relembrando sobre a definição de todos os três elementos, os quais todos os alunos responderam adequadamente e comecei a trabalhar os compassos binário, ternário e quaternário.
Visei explicar, de forma bastante simples e com exemplos, como identificar que determinada música está em um desses três compassos, com movimentos manuais descrito na lousa em forma de gráfico, e realizando exercícios com a prática, colocando-os para fazerem os movimentos com os brações nas formas dos compassos.
Nas duas turmas os alunos escolheram seus próprios grupos, para que na próxima semana, apresentem para mim uma das três músicas ensinadas até o momento com cantos, percussão corporal, danças e etc... Da forma que quiserem e criar com seus respectivos grupos bem como os deixei bastante a vontade para esta escolha.
Apresentei a terceira música que foi “Peixinhos do Mar” (Milton Nascimento) com uma pequena adaptação na letra para estas atividades dentro do tema “Musicalização Infantil”. A receptividade, como sempre, é de muita euforia, quando se mostra algo novo para eles. Cantamos várias vezes esta música, para que pudessem aprendê-la de verdade e relembramos as outras duas “Tem Pipoca Tem e Doido de Dó Dó” (Professor Samuca). Quando todos estavam bastante entendidos nas músicas, comecei a perguntar que compassos estavam às respectivas músicas e todos novamente responderam certo.

Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).



quarta-feira, 15 de outubro de 2014

                                         ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 04



       Tenho conseguido atingir meu objetivo em função da receptividade dos meus alunos que estão interagindo bastante com a minha didática no tema "Musicalização Infantil". O que mais está chamando a minha atenção neste ESM 04 é a satisfação das crianças em ter pela primeira vez em suas vidas Aula de Música, pois toda vez que chego ao colégio para lecionar, é uma euforia muito legal, inclusive com os outros Professores que me perguntam:..."Você dará aulas de música em minha turma também?". Com isso percebe-se então, o quão estão carentes as escolas de atividades voltada para disciplina Música, que ao meu ver já deveriam está desfrutando deste mundo da Arte. A questão é que com a aprovação da Lei 11.769 (BRASIL - 2008) que obriga as instituições educacionais públicas do Brasil a implementarem em seus currículos escolares a disciplina Música, estamos em fins 2014 e nada foi feito para que esta Lei faça valer nessas instituições, e vejam que nesta Lei consta um prazo de três anos para que as escolas se adaptassem às novas regras e estruturassem suas escolas para receber este tipo de disciplina, que necessita de espaços e materiais específicos como instrumentos musicais e salas adequadas para o ensino de música. A preocupação dos gestores das instituições educacionais públicas, em sua maioria mal tem o conhecimento desta Lei, com isso realmente fica muito difícil para nós que estamos ingressando no mundo Docente em Música de realizarmos um trabalho a contento.

         Neste vídeo, relato um pouco do que estou desenvolvendo em meu ESM 04.


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

                                       3ª Aula em duas turmas

    Dei seguimento na minha didática e vejo que estou no caminho certo, em relação ao meu planejamento de aula. Primeiramente cumprimentei os alunos e em seguida fiz uma recapitulação sobre as duas músicas ensinadas nas aulas anteriores, nas quais todos os alunos cantaram corretamente.
    Para estimular ainda mais os alunos, sugerir as divisões dos grupos e que eles escolhessem entre si. Cada grupo tem de cinco a seis alunos. Pedi que escolhessem uma das duas músicas e começassem a cantá-las interpretando com os movimentos do corpo e que essas apresentações estariam incluídas como apresentação final na última semana de aula.
    Segui a aula e comecei a explicar o que é compasso: Binário; Ternário e Quaternário, dentro das músicas que apresentei nas aulas anteriores, o que foi muito estimulante para a compreensão do tema em questão. Ensinei os alunos a fazer os movimentos com as mãos na forma de regência desses compassos.
    Na tarefa da próxima aula, sugeri que os grupos, durante a semana, ensaiassem uma das músicas do repertório, para apresentação final.
    Acredito que a minha atuação tenha sido satisfatória com relação ao alcance dos meus objetivos, na condução e direcionamento da sequência do meu roteiro de aula, como os alunos ficaram muito envolvidos e interessados na aula, pois um professor de música nessa escola é inédito, as crianças não se dispersaram em momento algum, me deixando bem à-vontade para a condução dos trabalhos.
    Estou seguindo bem a risca o meu planejamento, que com certeza teve um efeito altamente positivo, sem dificuldades e bem crescente  ao qual senti que estou no caminho certo para passar o ensinamento musical já esquematizado. Projeto fundamentado no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003), “Ensinando Música Musicalmente”.
          



sábado, 4 de outubro de 2014


                                   ATIVIDADES MUSICAIS EM ESCOLAS - ESM 04


                                        Projeto de Estágio Supervisionado em Música 04.


                                  UAB/UnB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Curso: Licenciatura em Música
Disciplina: Estágio Supervisionado em Música 04
Profa. Autora e Supervisora: Delmary Vasconcelos de Abreu
Professora Tutora: Jordanna Duarte
Acadêmico: Genaldo Fernandes de Mendonça
Número de matrícula: 110044762
Polo: Anápolis


PROJETO DE ESTÁGIO


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 4 – ESM 4



1. IDENTIFICAÇÃO

Instituição de atuação: Escola Classe 08
Nome do/diretor/a: Andréa Santos Felisola
(professora de Atividades): Maria Helena
Série ou ano em que fará o estágio supervisionado: 5º ano
Período de estágio: 15/09/2014 a 20/10/2014.
Horas semanais: 02 horas
Total de horas: 18 horas


2. APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO
A Escola Classe 08, localizada no Guará II, será onde realizarei meu ESM 04 (Estágio Supervisionado em Música), esta Escola atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos períodos da manhã e da tarde, estudam nesta escola cerca de 900 alunos, a maioria mora neste bairro, mais de 70 funcionários fazem parte desta escola, onde contém várias salas de aula bem equipada para atender a todas as disciplinas, menos a de Arte/música, contam também com 02 áreas de lazer para as crianças. As turmas que irei lecionar serão alunos do 5° ano na faixa etária de 07 aos 09 anos de idade, ao qual irei trabalhar no período da manhã com mais ou menos 20 alunos em cada turma sendo bem dividido o gênero, meninos e meninas.


3. TEMA DO PROJETO
O foco do meu projeto será a “Musicalização infantil”, ao qual pretendo trabalhar com músicas infantis, “Tem Pipoca Tem” (Professor SAMUCA), mostrando os elementos principais da música que é: Ritmo, Melodia e Harmonia. Como terei várias aulas com as mesmas turmas, tentarei lecionar em um movimento crescente, ou seja, primeiramente tocarei uma música infantil no violão, “Tem Pipoca Tem”, para prender a atenção deles em relação a música, estimulando assim a audição e concentração de todos, daí começarei explicando sobre conceitos básicos da música, mostrando os sons dos instrumentos, para que as crianças saibam identificar e diferenciar o som de cada um deles, que apresentarei em vídeos ou áudios mais do meio para o final do estágio (foto do instrumento com o som). Fundamentarei o meu projeto dentro do modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a prática musical, sem teoria, apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com a prática musical, se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).


4. OBJETIVOS

4.1. OBJETIVO GERAL

Estimular e desenvolver a musicalidade na “musicalização infantil”, por meio da apresentação da música proposta, a qual levará o conhecimento dos elementos principais da música, ritmo, melodia e harmonia, estimulando também a percepção musical dos alunos.


4.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
a. Aprender e cantar a música “Tem Pipoca Tem” acompanhada pelo violão.
b. Nesta música, mostrar como funcionam os elementos principais: Ritmo, melodia e Harmonia.
c. Executar o ritmo da música com partes do corpo, trabalhando a dinâmica, o pulso e andamento.
d. “O Som dos instrumentos”: Comparação; Altura (graves e agudos);Intensidade (forte e fraco); Duração (tempo que dura o som) e Timbre(distingue uma fonte sonora de outra, característica de cada som, diferença das vozes e dos instrumentos).
e. Criar forma diferente de cantar a música proposta.


5. METODOLOGIA
Projeto fundamentado no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003),“Ensinando Música Musicalmente”.


6. RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS:
Violão.
CD Player.
Estante de partitura.
Letra da música “Tem Pipoca Tem”.
Filmadora para o registro das aulas.
f. Pendrive com áudios dos instrumentos que serão apresentados em fotos.
g. DVD de algum instrumentista (Amostra do instrumento).
h. Uso da Voz para o canto.


7. REPERTÓRIO
Tem Pipoca Tem (Prof. Samuca)
Doido de Dó Dó (Prof. Samuca)


8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela minha observação sobre a participação dos alunos, principalmente na interação com a turma e assimilação do conteúdo trabalhado.


9. AUTOAVALIAÇÃO
Conteúdo Ministrado
Direcionamento da aula
Análise do Professor Mediador.
Realização do Projeto.
Intervenções Precisas.


5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
(Swanwick, 2003) Ensinando música musicalmente.
Green, Lucy. Music Oil Deaf Ears: Musical Meanin.g, Ideology and Education. Manchester and New York: Manchester University Press. 1988.


MÓDULO 1


                                                         1°AULA:
1. TEMA DA AULA
Audição musical, executada no violão, da música “Tem Pipoca Tem” (Prof. Samuca), identificando Ritmo, Melodia e Harmonia.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Audição da música proposta executada no violão.
Execução da mesma, com os alunos cantando comigo.
Trabalhar o Pulso, Dinâmica e Andamento na música proposta.

3. REPERTÓRIO
a. Tem Pipoca Tem (Prof. Samuca)
b. Doido de Dó Dó (Prof. Samuca)

4. OBJETIVOS
a. Aprender e cantar a música “Tem Pipoca Tem” acompanhada pelo violão.
b. Nesta música, mostrar como funcionam os elementos principais: Ritmo, melodia e Harmonia.
c. Executar o ritmo da música com partes do corpo, trabalhando a dinâmica, o pulso e andamento.
d. “O Som dos instrumentos”: Comparação; Altura (graves e agudos);Intensidade (forte e fraco); Duração (tempo que dura o som) e Timbre(distingue uma fonte sonora de outra, característica de cada som, diferença das vozes e dos instrumentos).
e. Criar forma diferente de cantar a música proposta.

5. PROCEDIMENTOS:
Distribuir a turma em círculo ou em forma de “U” em cadeiras ou no chão.
Primeiramente provocar e estimular a apresentação dos alunos (Quem gosta de música?), Tem algum parente que toca algum instrumento? e Etc...
Cumprimentar e se apresentar aos alunos;
Tocar uma música infantil no violão, “Tem Pipoca Tem”, para prender a atenção deles em relação à música, estimulando assim a audição e concentração de todos;
Ensinar em um conceito básico, os elementos principais da música: Ritmo, melodia e harmonia.

6. RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
Violão;
Câmera, para filmar as aulas;
Estante de Partituras;
Letra da música “Tem Pipoca Tem”.
Uso da voz para cantar;
Ritmo, executado pelo corpo.

7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela minha observação sobre a participação dos alunos, principalmente na interação com a turma e assimilação do conteúdo trabalhado.




                                                           2°AULA:
1. TEMA DA AULA
Audição musical, executada no violão da música “Doido de Dó Dó” (Prof. Samuca).

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Audição e execução da música proposta.

3. REPERTÓRIO
a. Doido de Dó Dó.

4. OBJETIVOS
a. Aprender e cantar a música, Doido de Dó Dó (Prof. Samuca), acompanhada pelo violão.
b. Nesta música, mostrar como funcionam os elementos principais: Ritmo, melodia e Harmonia.
c. Executar o ritmo da música com partes do corpo, trabalhando a dinâmica, o pulso e andamento.

5. PROCEDIMENTOS:
Cumprimentar e se apresentar aos alunos;
Tocar uma música infantil no violão, “Doido de Dó Dó”, para prender a atenção deles em relação à música, estimulando assim a audição e concentração de todos;
Ensinar em um conceito básico, os elementos principais da música: Ritmo, melodia e harmonia.

6. RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
Violão;
Câmera, para filmar as aulas;
Estante de Partituras;
Letra da música, “Doido de Dó Dó”;
Uso da voz para o canto;
Ritmo executado pelo corpo.

7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela minha observação sobre a participação dos alunos, principalmente na interação com a turma e assimilação do conteúdo trabalhado.




                                                       3°AULA:
1. TEMA DA AULA
Audição musical, executada no violão, “MÚSICA INFANTIL”.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a. Audição e execução da música proposta.

3. REPERTÓRIO
a. Música Infantil a escolher

4. OBJETIVOS
a. Aprender e cantar a música proposta acompanhada pelo violão.
b. Nesta música, mostrar como funcionam os elementos principais: Ritmo, melodia e Harmonia.
c. Executar o ritmo da música com partes do corpo, trabalhando a dinâmica, o pulso e andamento.

5. PROCEDIMENTOS:
a. Cumprimentar e se apresentar aos alunos;
b. Tocar uma música infantil no violão, para prender a atenção deles estimulando assim a audição e concentração de todos;
Ensinar em um conceito básico, os elementos principais da música: Ritmo, melodia e harmonia.

6. RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
Violão;
Câmera, para filmar as aulas;
Estante de partituras;
Letra da música infantil;
Uso da voz para o canto;
Ritmo executado pelo corpo.

7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela minha observação sobre a participação dos alunos, principalmente na interação com a turma e assimilação do conteúdo trabalhado.






                                                        4°AULA:
1. TEMA DA AULAAudição musical, executada no violão, “MÚSICA INFANTIL”.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
a. Audição e Execução da música proposta.

3. REPERTÓRIO
a. 
Música Infantil a escolher

4. OBJETIVOS
a. Aprender e cantar a música proposta, acompanhada pelo violão.
b. Nesta música, mostrar como funcionam os elementos principais: Ritmo, melodia e Harmonia.
c. Executar o ritmo da música com partes do corpo, trabalhando a dinâmica, o pulso e andamento.

5. PROCEDIMENTOS:
a. Cumprimentar e se apresentar aos alunos;
b. Tocar uma música infantil no violão, para prender a atenção deles estimulando assim a audição e concentração de todos;
Ensinar em um conceito básico, os elementos principais da música: Ritmo, melodia e harmonia.

6. RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
a. Violão;
b. Câmera para filmar as aulas;
c. Estante de Partituras;
d. Letra da música infantil;
e. Uso da voz para o canto;
f. Ritmo executado pelo corpo.

7. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela minha observação sobre a participação dos alunos, principalmente na interação com a turma e assimilação do conteúdo trabalhado.




                                        PRIMEIRA SEMANA DE AULA


PRIMEIRA AULA  - TURMAS 1 e 2

                                                             Reflexões


                 O meu tema, como já é de conhecimento de vocês, é sobre a “Musicalização Infantil”, como este colégio não tem nenhuma estrutura para uma aula de prática com instrumentos, por não haver nenhum, estou ensinando os alunos como perceber e entender os principais elementos da música que são: Ritmo; Melodia e Harmonia. Para esse entendimento, levarei a cada semana uma música infantil que contextualize esse aprendizado. Comecei com a Música “Tem Pipoca, Tem” (Prof. Sumaca), distribuí para todos os alunos a letra desta música para que todos pudéssemos cantar juntos e a reciprocidade foi bastante satisfatória, tanto na primeira, quanto na segunda turma.
Ás questões:
1. Para que ensinar o que eu estou propondo ? 
Para contribuir no aprendizado musical das crianças e as mesmas poderem, em seu futuro ter um maior conhecimento sobre o que acontece dentro duma música.
2.Como ensinar? 
De várias formas, mas o principal é criar um planejamento de aula didaticamente objetivo voltado para a compreensão e estímulo dos alunos. O professor também precisa estar comprometido com a disciplina, ou seja, ter vontade de ensinar música.
3.Como meu aluno pode aprender?
Como já citado acima, com estímulo e dedicação.
4. Como avalio estas aprendizagens? 
Pela participação, interação com os colegas e principalmente pela criatividade.
5.Reflexão sobre o conteúdo estudado?
Percebi que estou no caminho certo quanto ao tema escolhido, pois meus alunos são crianças e estão bastante receptivos ao aprendizado musical. Escolhi neste ESM 04 trabalhar novamente com elas, porque acredito que devemos investir nesta faixa etária na educação musical nas escolas públicas do País.
6. Relação Escola /Locus com a Sociedade?
Nesta escola estudam alunos da própria comunidade, as quais estão inseridas dentro de uma classe social média-baixa.








SEGUNDA AULA  - TURMAS 1 e 2
                                                            Reflexões

                     Realizei nesta segunda, dia 29/09/2014, que por coincidência foi meu aniversário, a minha segunda aula. O seguimento da didática nas duas turmas foi igual com algumas situações diferentes. 
Entrei em sala cumprimentei os alunos e comecei então a perguntar sobre a tarefa que passei na semana anterior, todos fizerem sem nenhum erro e recapitulei rapidamente o que foi abordado na aula anterior. 
                     Nesta aula ensinei as notas musicais, brincando com eles: “Quantas notas musicais existem?” E quais são elas? Distribuí a letra da nova música, “Doido de Dó Dó” e cantei para que todos aprendessem. A participação deles foi impressionante, todos cantaram comigo e também sozinhos, somente regia e os acompanhava ao violão. Em seguida comecei a falar sobre as notas musicais, colocando-os para solfejarem comigo, explicando sobre as alturas (grave e agudo).
Acredito que a minha atuação tenha sido satisfatória com relação ao alcance dos meus objetivos, conduzi bem o direcionamento e a sequência do meu roteiro de aula. Como os alunos ficaram muito envolvidos e interessados na aula, pois um professor de música nessa escola é inédito, as crianças não se dispersaram em momento algum, me deixando bem à-vontade para a condução dos trabalhos.
                     Segui bem a risca o meu planejamento, que com certeza teve um efeito altamente positivo, sem dificuldades ao qual senti que estava no caminho certo para passar o ensinamento musical já esquematizado. Os alunos mais uma vez tiveram uma participação geral, estavam bastante envolvidos com a minha didática, pois esse tipo de atividade nesta escola é uma coisa inédita.
O que estou achando interessante neste meu ESM 04 são as cobranças dos outros professores e alunos das outras turmas, os quais estão exigindo a minha presença em suas salas para ensinar música daí vê-se o quão são carentes da disciplina arte/música essas crianças.
                      Minhas aulas estão fundamentadas dentro do modelo "T.E.C.L.A", 
T de técnica, E de execução, C de composição, L de literatura e A de apreciação.)  (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a “Musicalização Infantil”, sem teoria, apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com esta didática, se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).
                                                                            KEITH SWANWICK

KEITH SWANWICK: "Os interesses musicais dos estudantes são variados. O professor precisa dominar um leque de atividades para atender a essas demandas"