ESM 04 – 27/10/2014
Escola: Escola Classe 08
Série:
5° ano
Genaldo Fernandes de Mendonça
RELATÓRIO
PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA
Como já é de
conhecimento de todos, que estão visitando o meu blog e acompanhando minhas
postagens, o tema que estou abordando neste ESM 04 é “Musicalização Infantil”. Do mesmo jeito seguiu a minha didática
nessas duas aulas, nesta semana.
Os alunos ficaram
mais uma vez bastante alegres quando me viram, fico meio triste com os outros
alunos de outras turmas que não estão tendo esse estágio de música, pois vivem
me cobrando e perguntando:...Professor
porque não estamos tendo aula de música? E eu infelizmente tenho que falar
que sou estudante como eles e estou apenas realizando um estágio, daí vemos o
quão é a carência dessas crianças pela música. Precisamos urgentemente
implantar a Lei 11.769 (BRASIL, 2008) nas escolas publicas do Brasil, para
acabar de uma vez por todas com esta carência musical nas escolas.
Hoje os alunos
apresentaram em grupos as músicas que trabalhamos até aqui. Recapitulei com
todos eles um dos principais elementos da música que é o ritmo. Comecei
relembrando sobre a definição de todos os três elementos, os quais todos os alunos
responderam adequadamente e também os compassos binário, ternário e
quaternário.
Na próxima semana
farei um trabalho de percepção musical, no qual levarei fotos e áudios de
instrumentos de corda e na outra semana os de sopro, para que todos tenham uma
referência sonora nos timbres dos instrumentos e aprender a identifica-los.
Estou baseando a
minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual
pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização
infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o
aprendizado do repertório oferecido, se divertirem com prazer (Arroyo –
2000).


Nenhum comentário:
Postar um comentário