ESM 04 – 10/11/2014
Escola:
Escola Classe 08
Série: 5° ano
Genaldo Fernandes de Mendonça
RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA
Estamos na reta final
deste ESM 04 e estou plantando na cabeça dos alunos uma sementinha musical para
que se desenvolva durante o percurso de suas vidas, para isso, estou
trabalhando a “percepção musical”, como isso está sendo transmitido? Por meio
da exposição de slide com as fotos dos instrumentos e seus respectivos sons (Timbres).
Na semana anterior, na qual comecei a realizar este tipo de atividade,
trabalhei os instrumentos de “cordas” e nesta semana os instrumentos de “sopro”.
Como sempre a euforia dos alunos fica à flor da pele, pois sabiam que a aula
seria sobre percepção musical dos instrumentos de sopro.
Quando comecei a aula
colocando as fotos dos instrumentos em slide com seus respectivos áudios,
ficaram muito surpresos com os timbres diferentes que cada instrumento
apresentava, onde também expliquei rapidamente sobre timbre.
No decorrer da aula
todos ouviam de olhos fechados os áudios e os correspondiam aos instrumentos.
Enquanto mostrava esta imagem com o som, realizava ao mesmo tempo questões que
iam de encontro às aulas anteriores, como por exemplo: Que ritmo é este? Em que
compasso está esta música? Quais dos três elementos este instrumento está
fazendo? E assim por diante e todos respondia a contento.
Na próxima semana
farei um trabalho de recapitulação sobre Percepção Musical, aplicada nestas
duas semanas e em seguida farão uma apresentação em grupos, apresentando
qualquer uma das músicas que apresentei durante este estágio e encerraremos
desta forma, a minha presença nesta escola como estagiário.
Acredito que esteja
alcançando o meu objetivo, pois realmente não é fácil preparar um plano de aula
de música sem a existência de qualquer instrumento musical e ou matérias adequados
para a prática com a música numa escola pública, temos sempre que nos adequar
ao ambiente de sala de aula com a nossa criatividade, bem como estarmos
preparados para toda e qualquer dificuldade. Com certeza encontraremos esses empecilhos
em nossas futuras carreiras de docente em música.
Estou baseando a
minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual
pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização
infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o
aprendizado do repertório oferecido, se divertirem com prazer (Arroyo –
2000).




Nenhum comentário:
Postar um comentário