quarta-feira, 12 de novembro de 2014

                                        ESM 04 – 10/11/2014
                                                   Escola: Escola Classe 08
                                                         Série: 5° ano
                                  Genaldo Fernandes de Mendonça

         RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Estamos na reta final deste ESM 04 e estou plantando na cabeça dos alunos uma sementinha musical para que se desenvolva durante o percurso de suas vidas, para isso, estou trabalhando a “percepção musical”, como isso está sendo transmitido? Por meio da exposição de slide com as fotos dos instrumentos e seus respectivos sons (Timbres). Na semana anterior, na qual comecei a realizar este tipo de atividade, trabalhei os instrumentos de “cordas” e nesta semana os instrumentos de “sopro”. Como sempre a euforia dos alunos fica à flor da pele, pois sabiam que a aula seria sobre percepção musical dos instrumentos de sopro.
Quando comecei a aula colocando as fotos dos instrumentos em slide com seus respectivos áudios, ficaram muito surpresos com os timbres diferentes que cada instrumento apresentava, onde também expliquei rapidamente sobre timbre.
No decorrer da aula todos ouviam de olhos fechados os áudios e os correspondiam aos instrumentos. Enquanto mostrava esta imagem com o som, realizava ao mesmo tempo questões que iam de encontro às aulas anteriores, como por exemplo: Que ritmo é este? Em que compasso está esta música? Quais dos três elementos este instrumento está fazendo? E assim por diante e todos respondia a contento.
Na próxima semana farei um trabalho de recapitulação sobre Percepção Musical, aplicada nestas duas semanas e em seguida farão uma apresentação em grupos, apresentando qualquer uma das músicas que apresentei durante este estágio e encerraremos desta forma, a minha presença nesta escola como estagiário.
Acredito que esteja alcançando o meu objetivo, pois realmente não é fácil preparar um plano de aula de música sem a existência de qualquer instrumento musical e ou matérias adequados para a prática com a música numa escola pública, temos sempre que nos adequar ao ambiente de sala de aula com a nossa criatividade, bem como estarmos preparados para toda e qualquer dificuldade. Com certeza encontraremos esses empecilhos em nossas futuras carreiras de docente em música.
Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).







Nenhum comentário:

Postar um comentário