terça-feira, 18 de novembro de 2014

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA 4 – ESM 04

RELATÓRIO FINAL

                 O meu tema foi sobre a “Musicalização Infantil”, como este colégio não tem nenhuma estrutura para uma aula de prática com instrumentos, por não haver nenhum, estou ensinando os alunos como perceber e entender os principais elementos da música que são: Ritmo; Melodia e Harmonia. Para esse entendimento, levei a cada semana uma música infantil que contextualizasse esse aprendizado.
Comecei com a Música “Tem Pipoca, Tem” (Prof. Sumaca), distribuí para todos os alunos a letra para que pudessem cantar juntos, a reciprocidade foi bastante satisfatória, tanto na primeira, quanto na segunda turma.

Questões
·         Para que ensinar o que estou propondo
R - Para contribuir no aprendizado musical das crianças e as mesmas poderem, em seu futuro ter um maior conhecimento sobre o que acontece dentro duma música.
·         Como ensinar
R - De várias formas, mas o principal é criar um planejamento de aula didaticamente objetivo voltado para a compreensão e estímulo dos alunos. O professor também precisa estar comprometido com a disciplina, ou seja, ter vontade de ensinar música.
·         Como meu aluno pode aprender?
R - Como já citado acima, com estímulo e dedicação.
·         Como avalio estas aprendizagens
R - Pela participação, interação com os colegas e principalmente pela criatividade.

Reflexão sobre o conteúdo estudado
Concluí que segui o caminho certo quanto ao tema escolhido, pois meus alunos foram crianças e estavam bastante receptivos ao aprendizado musical. Escolhi neste ESM 04 trabalhar novamente com elas, porque acredito que devemos investir nesta faixa etária na educação musical nas escolas públicas do País.

Relação Escola /Lócus com a Sociedade
Nesta escola estudam alunos da própria comunidade, as quais estão inseridas dentro de uma classe social médio-baixa.

Reflexões
A cada semana dava seguimento na minha didática, pois neste estágio, muito diferente dos ESM 02 e 03, sempre eram os mesmos 25 alunos por turma e isso não mudava meu planejamento de aula.
Sempre chegava e cumprimentava os alunos e em seguida realizava uma recapitulação sobre as aulas anteriores, nas quais todos os alunos participavam.
    Para estimular ainda mais os alunos, sugerir as divisões dos grupos e que eles escolhessem entre si. Cada grupo tem de cinco a seis alunos. Pedi que escolhessem uma das músicas que sugeri durante o período e começassem a cantá-las interpretando com os movimentos do corpo e que essas apresentações seriam no final do primeiro módulo. Feito as escolhas dos grupos, segui a aula e comecei a explicar o que é compasso: Binário; Ternário e Quaternário, dentro das músicas que apresentei nas aulas anteriores, o que foi muito estimulante para a compreensão do tema em questão. Ensinei os alunos a fazer os movimentos com as mãos na forma de regência desses compassos, na tarefa da próxima aula, sugeri que os grupos, durante a semana, ensaiassem uma das músicas do repertório, para tal apresentação.
    Acredito que a minha atuação tenha sido satisfatória com relação ao alcance dos meus objetivos, na condução e direcionamento da sequência do meu planejamento de aula, como os alunos ficaram muito envolvidos e interessados na aula, pois um professor de música nessa escola é inédito, as crianças não se dispersaram em momento algum, me deixando bem à-vontade para a condução dos trabalhos.
    Acredito que tenha atingido meu objetivo em função da receptividade dos meus alunos que estavam interagindo bastante com a minha didática no tema "Musicalização Infantil".
O que mais chamou a minha atenção neste ESM 04 foi a satisfação das crianças em ter pela primeira vez em suas vidas Aula de Música, pois toda vez que chegava ao colégio para lecionar, era uma euforia, inclusive com os outros Professores que me perguntam:..."Você dará aulas de música em minha turma também?". Com isso percebe-se então, o quão está carente, as escolas de atividades voltadas para disciplina Música, que, a meu ver, já deveriam está desfrutando deste mundo da Arte. A questão é que com a aprovação da Lei 11.769 (BRASIL - 2008) que obriga as instituições educacionais públicas do Brasil a implantarem em seus currículos escolares a disciplina Música, estamos em fins 2014 e nada foi feito para que esta Lei faça valer nessas instituições, e vejam que nesta Lei consta um prazo de três anos para que as escolas se adaptassem às novas regras e estruturassem suas escolas para receber este tipo de disciplina, que necessita de espaços e materiais específicos como instrumentos musicais e salas adequadas para o ensino de música.
A preocupação dos gestores das instituições educacionais públicas, em sua maioria mal tem o conhecimento desta Lei, com isso realmente fica muito difícil para nós que estamos ingressando no mundo Docente em Música de realizarmos um trabalho a contento.
O meu projeto/planejamento didático, que com certeza teve um efeito altamente positivo, sem dificuldades e bem crescente  ao qual senti que estava no caminho certo para passar o ensinamento musical já esquematizado, Fundamentou-se no Modelo (T)EC(L)A de (Keith Swanwick-2003), “Ensinando Música Musicalmente”.



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

                                        ESM 04 – 10/11/2014
                                                   Escola: Escola Classe 08
                                                         Série: 5° ano
                                  Genaldo Fernandes de Mendonça

         RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Estamos na reta final deste ESM 04 e estou plantando na cabeça dos alunos uma sementinha musical para que se desenvolva durante o percurso de suas vidas, para isso, estou trabalhando a “percepção musical”, como isso está sendo transmitido? Por meio da exposição de slide com as fotos dos instrumentos e seus respectivos sons (Timbres). Na semana anterior, na qual comecei a realizar este tipo de atividade, trabalhei os instrumentos de “cordas” e nesta semana os instrumentos de “sopro”. Como sempre a euforia dos alunos fica à flor da pele, pois sabiam que a aula seria sobre percepção musical dos instrumentos de sopro.
Quando comecei a aula colocando as fotos dos instrumentos em slide com seus respectivos áudios, ficaram muito surpresos com os timbres diferentes que cada instrumento apresentava, onde também expliquei rapidamente sobre timbre.
No decorrer da aula todos ouviam de olhos fechados os áudios e os correspondiam aos instrumentos. Enquanto mostrava esta imagem com o som, realizava ao mesmo tempo questões que iam de encontro às aulas anteriores, como por exemplo: Que ritmo é este? Em que compasso está esta música? Quais dos três elementos este instrumento está fazendo? E assim por diante e todos respondia a contento.
Na próxima semana farei um trabalho de recapitulação sobre Percepção Musical, aplicada nestas duas semanas e em seguida farão uma apresentação em grupos, apresentando qualquer uma das músicas que apresentei durante este estágio e encerraremos desta forma, a minha presença nesta escola como estagiário.
Acredito que esteja alcançando o meu objetivo, pois realmente não é fácil preparar um plano de aula de música sem a existência de qualquer instrumento musical e ou matérias adequados para a prática com a música numa escola pública, temos sempre que nos adequar ao ambiente de sala de aula com a nossa criatividade, bem como estarmos preparados para toda e qualquer dificuldade. Com certeza encontraremos esses empecilhos em nossas futuras carreiras de docente em música.
Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).







segunda-feira, 3 de novembro de 2014

                                         ESM 04 – 03/11/2014
                                                   Escola: Escola Classe 08
                                                         Série: 5° ano
                                  Genaldo Fernandes de Mendonça

         RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Nesta semana, mais uma vez, a euforia dos alunos estava à flor da pele, pois sabiam que a aula seria sobre percepção musical dos instrumentos de cordas.
Quando comecei a aula colocando as fotos dos instrumentos em slide com seus respectivos áudios, ficaram muito surpresos com os timbres diferentes que cada instrumento apresentava, onde também expliquei rapidamente sobre timbre.
No decorrer da aula todos ouviam de olhos fechados os áudios e os correspondiam aos instrumentos. Enquanto mostrava esta imagem com o som, realizava ao mesmo tempo questões que iam de encontro às aulas anteriores, como por exemplo: Que ritmo é este? Em que compasso está esta música? Quais dos três elementos este instrumento está fazendo? E assim por diante e todos respondia a contento.
Na próxima semana farei um trabalho de percepção musical, no qual levarei fotos e áudios de instrumentos de sopro para que todos tenham uma referência sonora nos timbres dos instrumentos e aprender a identifica-los.
Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).