ESM 04 –
20/10/2014
Escola:
Escola Classe 08
Série: 5°
ano
Genaldo
Fernandes de Mendonça
RELATÓRIO
PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA
Como já é de conhecimento de
todos, que estão visitando o meu blog e acompanhando minhas postagens, o tema
que estou abordando neste ESM 04 é “Musicalização Infantil”.
O seguimento da didática nas 02 turmas
foi igual, mas com algumas situações diferentes.
Ao chegar ao colégio, os alunos
quando me veem, ficam bastante alegres, pois alguns estão sabendo que terão
aula de música, enquanto outros ficam apenas na vontade de também estarem
inserido na disciplina música, mas infelizmente sou estagiário e não tenho como
ensinar de maneira geral a todos os alunos desta escola que, como citado em
outros relatórios, não tem nenhum tipo de instrumento e ou alunos que já tiveram
contatos com algum professor de música dentro deste ambiente escolar, a não ser
com estagiários como eu que já havia estagiado na mesma, mas com alunos
diferentes.
Hoje trabalhei com os alunos das
duas turmas, um dos principais elementos da música que é o ritmo. Comecei
relembrando sobre a definição de todos os três elementos, os quais todos os
alunos responderam adequadamente e comecei a trabalhar os compassos binário,
ternário e quaternário.
Visei explicar, de forma bastante
simples e com exemplos, como identificar que determinada música está em um
desses três compassos, com movimentos manuais descrito na lousa em forma de
gráfico, e realizando exercícios com a prática, colocando-os para fazerem os
movimentos com os brações nas formas dos compassos.
Nas duas turmas os alunos
escolheram seus próprios grupos, para que na próxima semana, apresentem para
mim uma das três músicas ensinadas até o momento com cantos, percussão
corporal, danças e etc... Da forma que quiserem e criar com seus respectivos
grupos bem como os deixei bastante a vontade para esta escolha.
Apresentei a terceira música que
foi “Peixinhos do Mar” (Milton Nascimento) com uma pequena adaptação na letra
para estas atividades dentro do tema “Musicalização Infantil”. A receptividade,
como sempre, é de muita euforia, quando se mostra algo novo para eles. Cantamos
várias vezes esta música, para que pudessem aprendê-la de verdade e relembramos
as outras duas “Tem Pipoca Tem e Doido de Dó Dó” (Professor Samuca). Quando
todos estavam bastante entendidos nas músicas, comecei a perguntar que compassos
estavam às respectivas músicas e todos novamente responderam certo.
Estou baseando a minha
metodologia no modelo T.E.C.L.A.
(Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas,
musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para
que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido, se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).


Oi Genaldo! Queria te deixar meus parabéns! Seu trabalho está lindo de se observar!
ResponderExcluir