segunda-feira, 20 de outubro de 2014

     ESM 04 – 20/10/2014
              Escola: Escola Classe 08
        Série: 5° ano
     Genaldo Fernandes de Mendonça

          RELATÓRIO PARCIAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA DATA

Como já é de conhecimento de todos, que estão visitando o meu blog e acompanhando minhas postagens, o tema que estou abordando neste ESM 04 é “Musicalização Infantil”.
O seguimento da didática nas 02 turmas foi igual, mas com algumas situações diferentes.
Ao chegar ao colégio, os alunos quando me veem, ficam bastante alegres, pois alguns estão sabendo que terão aula de música, enquanto outros ficam apenas na vontade de também estarem inserido na disciplina música, mas infelizmente sou estagiário e não tenho como ensinar de maneira geral a todos os alunos desta escola que, como citado em outros relatórios, não tem nenhum tipo de instrumento e ou alunos que já tiveram contatos com algum professor de música dentro deste ambiente escolar, a não ser com estagiários como eu que já havia estagiado na mesma, mas com alunos diferentes.
Hoje trabalhei com os alunos das duas turmas, um dos principais elementos da música que é o ritmo. Comecei relembrando sobre a definição de todos os três elementos, os quais todos os alunos responderam adequadamente e comecei a trabalhar os compassos binário, ternário e quaternário.
Visei explicar, de forma bastante simples e com exemplos, como identificar que determinada música está em um desses três compassos, com movimentos manuais descrito na lousa em forma de gráfico, e realizando exercícios com a prática, colocando-os para fazerem os movimentos com os brações nas formas dos compassos.
Nas duas turmas os alunos escolheram seus próprios grupos, para que na próxima semana, apresentem para mim uma das três músicas ensinadas até o momento com cantos, percussão corporal, danças e etc... Da forma que quiserem e criar com seus respectivos grupos bem como os deixei bastante a vontade para esta escolha.
Apresentei a terceira música que foi “Peixinhos do Mar” (Milton Nascimento) com uma pequena adaptação na letra para estas atividades dentro do tema “Musicalização Infantil”. A receptividade, como sempre, é de muita euforia, quando se mostra algo novo para eles. Cantamos várias vezes esta música, para que pudessem aprendê-la de verdade e relembramos as outras duas “Tem Pipoca Tem e Doido de Dó Dó” (Professor Samuca). Quando todos estavam bastante entendidos nas músicas, comecei a perguntar que compassos estavam às respectivas músicas e todos novamente responderam certo.

Estou baseando a minha metodologia no modelo T.E.C.L.A. (Keith Swanwick-2003), ao qual pretendo no decorrer de minhas aulas, musicalizar os alunos com a musicalização infantil e apenas conceitos básicos, para que os alunos possam com o aprendizado do repertório oferecido,  se divertirem com prazer (Arroyo – 2000).



Um comentário:

  1. Oi Genaldo! Queria te deixar meus parabéns! Seu trabalho está lindo de se observar!

    ResponderExcluir